Tudo o que você precisa saber sobre incorporadoras antes de investir em imóveis

fiqueligado
RedaçãoRedação - 9 de Março de 2022.

Com alguns passos simples, você evita dor de cabeça e frustração na hora de investir em imóveis. Confira as dicas!

Tanto para morar quanto para criar uma renda extra, investir em imóveis requer uma série de detalhes aos quais precisamos nos atentar: condições financeiras, localização, o tipo de imóvel, e muitas outras.

LEIA MAIS: Atributos essenciais em imóveis para investimento

Mas, a principal delas requer uma atenção especial: a idoneidade da construtora.

Vou investir em imóveis: O que a construtora ou incorporadora pode influenciar?

A resposta mais direta para o questionamento anterior é: em tudo.

Investir em imóveis pode levar muito tempo. Da compra à entrega das chaves, anos podem se passar. Esse é o primeiro ponto pelo qual você não quer se envolver com uma incorporadora duvidosa: se o projeto não for para frente, serão etapas e mais etapas de burocracia até que você consiga reaver o dinheiro que já foi investido.

Além disso, diversas outras questões podem acabar surgindo mesmo após a entrega do imóvel: o acabamento pode não ser de qualidade, o que prejudica a valorização e a manutenção da unidade, comprometendo até mesmo, a longo prazo, a estrutura do edifício; o projeto pode ter ficado de uma forma diferente do planejado, etc. São uma infinidade de pequenas situações que, muito rapidamente, podem virar uma bola de neve de frustração e desvalorização.

A questão que fica, então, é “na hora de investir em imóveis, como saber se a incorporadora é segura ou garantir a idoneidade da construtora?”

Separamos alguns itens essenciais para responder a essa questão. Acompanhe:

Confira os documentos da construtora ou incorporadora

Da mesma forma com que seus documentos serão verificados na hora da compra do imóvel, você também possui todo o direito de checar os documentos da incorporadora para a construção do empreendimento que está comprando, assegurando a idoneidade da construtora.

É recomendável que você busque pelo alvará de construção. Toda incorporadora precisa deste documento, que legaliza toda a construção. Nele, constam todas as informações estruturais e legais. Para conseguir acessá-lo, você precisa entrar em contato com os órgãos fiscalizadores de construções da cidade do empreendimento - no caso, normalmente em subprefeituras e/ou secretarias da habitação ou planejamento.

Busque referências on-line

É fundamental que você faça uma pesquisa a fundo sobre o histórico da construtora. Há quanto tempo ela está no mercado? Onde está localizada? Qual a situação do CNPJ? Todas essas perguntas são facilmente respondidas numa pesquisa rápida no Google.

Antes de investir em imóveis, tente também ter referências sobre a incorporadora ou construtora, em serviços como o Procon e o Reclame Aqui. É quase impossível qualquer empresa sem nenhuma reclamação, mas é fundamental saber como a acusada se posicionou e solucionou o problema do cliente. Mas, atenção: ao encontrar uma reclamação, use o bom senso para saber se os argumentos são realmente justificáveis, ou se o cliente estava apenas em um momento de frustração.

Conheça outros condomínios e outros clientes

Se a incorporadora for segura, você encontra no próprio site dela a relação de condomínios que já estão entregues. Antes de investir em imóveis, busque conhecer pelo menos alguns empreendimentos. Verifique se existem reclamações sobre eles, qual é o acabamento externo, o tipo de construção, etc.

Se possível, tente identificar moradores ou funcionários desses condomínios já entregues, e busque identificar seu nível de satisfação com o condomínio. Isso ajuda e muito a ter uma opinião formada sobre a palavra e idoneidade da construtora.

Converse com outros compradores

Dificilmente você será o único comprador por um longo período de tempo. Justamente por isso, busque conhecer outros compradores do mesmo condomínio que você investiu. Essa aproximação será ótima para que você perceba se o atendimento foi similar, ou se houve condições ou promessas discrepantes para alguém. Essas condições diferenciadas “ao extremo” podem ser sinal de má fé.

Sinta o atendimento

Por falar em atendimento, outro fator simples, porém extremamente efetivo, é sentir o atendimento que lhe é oferecido. Uma incorporadora idônea e séria nunca irá ocultar ou dificultar o acesso a qualquer tipo de documentação que ateste a regularidade da construção, por exemplo. Também desconfie se os funcionários tiverem muita dificuldade para responder aos seus questionamentos sobre o empreendimento, sem nenhum motivo aparente.. 

Compare projetos, dentro e fora da construtora

Outra forma de auferir a idoneidade da construtora antes de investir em imóveis é fazer uma comparação com outros projetos similares, tanto da mesma incorporadora quanto de concorrentes no mercado.

Assim, você consegue descobrir se a unidade que você está comprando está dentro de um mesmo padrão esperado para a faixa de preço - e se o que é oferecido é compatível com o que você está pagando. Em outras palavras, faça uma pesquisa para saber se realmente vale a pena.

Ao realizar essa pesquisa de comparação de preços e padrões, é comum encontrar pequenas variações, principalmente de valores. Essas diferenças são saudáveis para a concorrência e te ajudam até mesmo a entender com mais facilidade qual é a média do mercado. Mas, ao notar uma diferença de preço muito díspar, desconfie do valor que estiver muito abaixo do mercado. 

Certificações

Por fim, nada melhor do que conhecer as certificações da incorporadora, se houver. Elas atestam a segurança, o compromisso com o meio ambiente e com a construção civil sustentável, e não há construtora duvidosa que tenha uma certificação reconhecida para chamar de sua.

Aposte na Benx!

Ao seguir todas essas dicas, você consegue se certificar da idoneidade da construtora antes de investir em imóveis, garantindo uma compra segura e livre de dores de cabeça ou frustrações futuras.

É exatamente isso que a Benx preza: por empreendimentos responsáveis, seguros e com todos os protocolos legais em dia. Assim, você desfruta de conforto em pontos estratégicos de São Paulo, resultando em um investimento rentável, seja para morar ou para gerar uma renda extra com uma unidade altamente competitiva.

Conheça mais sobre nossos empreendimentos e entre em contato conosco - nosso time de especialistas está à sua disposição para garantir a melhor experiência para você,

Comentários